23 de fevereiro de 2017

Delphi uma linguagem de programação com 22 anos que vem para ficar.

Hoje recebi um correio eletrónico da Embarcadero que informava que a linguagem de programação Delphi não confundir com a Delphi Automotive, têm 22 anos é incrível como o tempo passa. O Delphi é uma linguagem de programação dos anos 90 desenvolvida pela Borland que foi o sucessor da linguagem de programação Pascal.

Não sou programador profissional de Delphi mas foi uma das linguagens de programação com que aprendi a programar. A primeira linguagem de programação que aprendi/utilizei foi o Sinclair BASIC do ZX Spectrum a segunda foi o Pascal com o IDE Turbo Pascal 7.0 em MS-DOS. Belos tempos de juventude ;) .

Manual do ZX Spectrum +3
Manual do ZX Spectrum +3





Um dos programas que lembro fazer foi a simulação de um paquímetro que funciona 365 dias do ano acho que ainda tenho o código fonte numa disquete mas já não tenho leitor de disquetes.

Livro de Pascal
Alem do Pascal experimentei o Delphi com o IDE Borland Delphi para Windows.  


O Delphi ainda hoje é muito utilizado e mantido devido ao software legado existente nas empresas. Na empresa onde trabalho faço a gestão/administração de um ERP que foi desenvolvido em Delphi em que armazena os dados no Firebird SQL. Em que alguns softwares de anti-vírus e outros informam que foi compilado e desenvolvido em Microsoft Visual C++ e a identidade do assembly informa CodeGear RAD Studio.

Continua a ser uma linguagem de desenvolvimento fechada. Não é “aberta” ou muito utilizado entre parceiras ou projetos open-souce como Java ou C# . Estas duas são bastante utilizadas em serviços da nuvem do Azure, AWS e outras. Não existe uma oferta para serviços em nuvem para o Delphi e bases de dados Firebird/Interbase continua-se a utilizar máquinas virtuais na nuvem. E para mim isso deve-se a Embarcadero.

Depois do Pascal passei por C, C# e Java. Hoje em dia desenvolvo algumas aplicações para uso pessoal em Java e C#. O ultimo projeto pessoal que fiz foi a conversão de uma aplicação Java para C#. Como Visual Studio é gratuito para uso pessoal voltei a utilizar a linguagem de programação C#.

Sem comentários:

Enviar um comentário