2 de julho de 2017

Aplicação Web do Azure não encontrada quando se usa um domínio personalizado

Quando adiciona um domínio personalizado no Azure por norma é adiconado o nome do domínio e a extensão TLD. O "www" é considerado um subdomínio por isso é quando acede a uma página de Internet no Azure com www.dominio.com vai ser redirecionado para a página de erro 404 por definido como a seguinte imagem:




Vou demostrar como pode adicionar qualquer subdomínio numa Web App no Azure. 

Em primeiro lugar tem que aceder a gestão do DNS do domínio e criar um CNAME (Alias) com a identificação ‘www’ e apontar para o endereço URI do Web App no Azure, por exemplo.




Verifique se a nova definição foi aceite antes de avançar com a configuração no Azure.

No Azure aceda ao Web App, selecione “Domínios personalizados“/“Custom domains” e selecione a opção "Adicionar nome de anfitrião"/“Add hostname”.
 




No nome de anfitrião/hostname insira o domínio com o subdomínio www a seguir selecione o tipo de registo “CNAME (www.example.com ou qualquer subdomínio)”/“CNAME (www.example.com or any subdomain)” e clique no botão validar.
 




Se o Azure conseguir confirmar a validar o “Propriedade do domínio”/“Domain owenership” a seguir selecione a opção "Adiconar nome de anfitrião"/“Add hostname” está ativa e pode continuar com o processo.






Nas notificações vai receber a informação que o novo subdomínio foi adicionado com sucesso.




Agora pode experimentar aceder a sua web App com o subdomínio www.






Pode adicionar qualquer outro subdomínio a uma Web App não é obrigatório que seja o “www”. E é assim que se adicionar subdomínio no Azure Web Apps.

Existem navegadores de Internet como o Firefox ESR que já fazem esta compensação validando internamente mas nem todos os navegadores conseguem fazer isto. Por exemplo o Firefox em Linux pode conseguir fazer a validação mas no Windows não e não é um problema de sistema operativo. Por isso é sempre recomendado em qualquer sistema de nuvem ou outro definir o subdomínio www.

Sem comentários:

Publicar um comentário