28 de dezembro de 2018

A núvem (Cloud) é a resposta para tudo?

Hoje em dia muitas pessoas já dizem que a nuvem ou cloud é a resposta para tudo, que a nuvem é o futuro.

Bem, estou de acordo que a nuvem é o futuro. Se é a reposta para tudo?

Muitos administradores, desenvolvedores até arquitetos de sistemas, só pensam na nuvem. Mas há muitas situações em que é necessário considerar para utilizar a nuvem.

A principal é as questões legais.
  • Existe restrições de colocar dados confidenciais fora do país?
  • Existe restrições de colocar dados pessoais fora do país?
  • Existe restrições de colocar dados que identificam pessoas fora do país?
  • ...
Os principais fornecedores de cloud, como Azure, AWS, IBM, Google, entre outros, não tem datacenters em todos os países. É este o principal motivo que as empresas de não poderem utilizar fornecedores estrangeiros.

 Mas há outras questões como:
  • Os meus dados estão mesmo protegidos? 
  • O fornecedor vai conseguir ver os meus dados?
  • O fornecedor vai utilizar os meus dados para roubar o meu negócio?
Pode estar a pensar que o ultimo ponto não faz nenhum sentido. Mas há muitas empresas que recusam a utilização dos serviços da Amazon AWS. Porque tem receio de fornecer informação a uma empresa que pode reutilizar a mesma para melhorar as suas vendas ou até criar um novas de vendas.

Por estes motivos e outros é que ainda há empresas que não podem utilizar a nuvem nem serviços da nuvem de fornecedores estrangeiros e são obrigados a recorrer a serviços de forneceres nacionais com datacenters nacionais. Também existe fornecedores nacionais mas os seus datacenters encontram-se fora do país.

Por exemplo, as farmacêuticas de alguns países não podem utilizar o One-Drive, Dropbox e outros, porque os datacenters destes serviços  não se encontram no mesmo país.

O problema dos fornecedores locais é que começam a chamar nuvem aos seus serviços, por exemplo  hosting. Mas apenas dispõe de um datacenter, se este falhar não existe disponibilidade de serviço.

Este são alguns dos motivos que não podemos utilizar fornecedores estrangeiros.


A nuvem é o futuro?
Sim

A nuvem é a resposta para tudo?
Cada caso é diferente. Não devemos ignorar todas as suas vantagens e combater as suas desvantagens.

Ainda costumo ouvir a seguinte piada. "Se os teus dados estão na nuvem, os mesmos já não são teus". E este é o principal motivo os decisores de negócio não gostarem, nem pretendem os serviços da  nuvem.

Sem comentários:

Enviar um comentário