4 de janeiro de 2019

Microsoft Learn o substituto do Microsoft Virtual Academy

O Microsoft Virtual Academy (MVA) vai ser desativado no dia 31 de Janeiro de 2019. O que significa que tem até esta data para obter os seus certificados de conclusão no MVA.

Isso quer dizer que a Microsoft vai acabar com a documentação gratuita?
Não.  O MVA vai ser substituído por pelo o Microsoft Learn.

O Microsoft Learn utiliza o domínio docs.com que era utilizado por um serviço da Microsoft concorrente ao Slideshare. Mas a Microsoft desativou o mesmo a 15 de Dezembro de 2017 e obrigou os utilizadores a mudarem todos os seus documentos para outras plataformas. O comunicado ainda está disponível e pode ser consultado aqui.

O Microsoft Learn é a nova plataforma onde você pode aprender sobre vários produtos da Microsoft.

Algumas vantagens e desvantagens do Learn.

Vou começar com algumas desvantagens:
  • A Documentação de preparação para exames (Exam Prep), não está disponível no Learn. Tem de utilizar Channel9 ou canais oficias no YouTube como Ignite.
  • Para quem gosta de slides, o Learn não disponibiliza slides.

Algumas vantagens:
  • Se encontrar algum erro na documentação ou a mesma está desatualizada, pode editar a mesma. Isto é possível porque a documentação está no GitHUB o que permite qualquer pessoa possa colaborar. Todas as alterações não ficam alteradas imediatamente, a mesma é passado por várias validações antes de ser publicada. Mas informações aqui.
  • Redução de custos. Por exemplo em algumas áreas como Azure, não necessita de utilizar a sua própria subscrição. É facultado um acesso temporário para poder experimentar as configurações, definições, e outros.


E o EdX?
O EdX não é da Microsoft, é uma plataforma de curso online aberto sem fins lucrativos. Eles fazem parcerias com organizações e universidades. Até pode utilizar a plataforma deles para criar os teus cursos online. 

A Microsoft tem o seu próprio 'canal' no EdX em https://www.edx.org/school/microsoft.

No entanto nem todos os cursos estão disponíveis mas há Microsoft Learning Partners (empresa de formação) que tem a sua própria plataforma EdX privada e são eles que definem os cursos a disponibilizar e preços. Todos os custos são suportados pela empresa de formação.
  • Quem ganha com isto? Todos.
    • Se o parceiro definir que o cursos é gratuito o formando tem acesso a toda informação gratuitamente.
    • Se o parceiro definir que o curso é pago, para ter acesso é necessário adquirir.
Como posso encontrar as empresas de formação que disponibilizam este tipos de cursos?
Não há nenhuma lista publica. Terá de utilizar os motores de busca de Internet. Também não vou referenciar nenhum deles. Estaria a beneficiar uns e a prejudicar outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário