25 de agosto de 2019

Se vai fazer um exame certificação Microsoft online, leia isto antes.

Se vai fazer um exame certificação Microsoft online, leia isto antes

Atualmente existente duas formas de efetuar um exame Microsoft:
  • Num centro de exames
  • E Online, que pode ser em qualquer local desde que se tenha um computador com webcam e ligação a Internet.

Qual é a diferença entre os dois?

Basicamente é o conforto.

Há quem goste de fazer num centro de exames em que temos acesso a uma caneta e uma folha para escrever, atenção que não ficamos com a folha, a mesma é devolvida no final do exame.

Outras pessoas gostam do conforto de fazer o exame em casa ou em outro local. Mas existem muitas restrições. Por exemplo todas as notas efetuadas no exame feitas forma digital através da seguinte funcionalidade https://home.pearsonvue.com/Documents/Technical-specifications/Online-Proctored/online-proctored-whiteboard-overview.aspx.

Alem disso existem regras especificas como pode verificar nos passos necessários para um exame online em



Deve testar se o seu equipamento é compatível em https://www.microsoft.com/en-us/learning/online-exams.aspx.

No entanto existem outros pormenores importantes que podem fazer com que o seu exame online seja anulado.

Andy Malone é Microsoft Certified Trainer (MCT) e também Microsoft MVP e já teve alguns problemas pelo que alertou para algumas situações.

Ele recomenda que se faça o seguinte:
  1. Durante o processo de registo irá receber uma notificação com um código que é utilizado para iniciar o exame. Não apague essa mensagem e aponte o código.
  2. Não marque os seus exames para um sábado ou para o final do dia, principalmente à noite. A Pearson Vue utiliza inteligência artificial (IA) caso não tenha disponível nenhum colaborador para efetuar a monotorização do seu exame e nestes casos não irá conseguir solicitar ajuda.
  3. Em caso de problemas deve ligar para o número de suporte ou utilizar o chat.
  4. Este é um dos pontos importantes e Andy Malone referiu que é muito importante que desative qualquer notificação. Ou seja, aqueles pop-ups ou as notificações do Windows 10 utilizados pelas aplicações (Toast Notification), que podem fazer com que o seu exame fique anulado. Assim antes de iniciar o seu exame quer seja em Windows ou Mac OS desative as notificações.
  5. Não tape a boca com a mão, não leia as questões em voz alta, não fale sozinho, nem olhe para os lados. Qualquer uma destas ações permite que o exame seja anulado, e o examinador apenas vai avisar uma única vez. 

Pode consultar a publicação de Andy Malone no seu blog em: https://www.andymalone.org/post/taking-an-proctored-microsoft-exam-you-need-to-read-this


No entanto é recomendado que tenha:
  • Uma boa conectividade de acesso a Internet, porque havendo falhas na ligação o exame é terminado e não é possível retomar o mesmo.
  • Um local com boa iluminação.
  • Prepare-se para estar nesse local entre 2 a 3 horas sem se poder mexer, ou seja, não pode mexer a cadeira, não pode espreguiçar os braços entre outras situações.
  • Antes de iniciar o exame faça uma pequena limpeza, retire do local qualquer papel, pastas, dossier, blocos de notas, etc.
  • Lembre-se que vai estar a ser monitorizado pela a WebCam não faça piadinhas, não ponha as mãos na cabeça entre outras coisas.
  • Qualquer ruído exterior pode fazer com que o exame seja anulado.

Todas as políticas sobre o exame de certificação podem ser consultadas aqui.

Sem comentários:

Publicar um comentário