23 de fevereiro de 2017

Delphi uma linguagem de programação com 22 anos que vem para ficar.

Hoje recebi um correio eletrónico da Embarcadero que informava que a linguagem de programação Delphi não confundir com a Delphi Automotive, têm 22 anos é incrível como o tempo passa. O Delphi é uma linguagem de programação dos anos 90 desenvolvida pela Borland que foi o sucessor da linguagem de programação Pascal.

Não sou programador profissional de Delphi mas foi uma das linguagens de programação com que aprendi a programar. A primeira linguagem de programação que aprendi/utilizei foi o Sinclair BASIC do ZX Spectrum a segunda foi o Pascal com o IDE Turbo Pascal 7.0 em MS-DOS. Belos tempos de juventude ;) .

Manual do ZX Spectrum +3
Manual do ZX Spectrum +3





Um dos programas que lembro fazer foi a simulação de um paquímetro que funciona 365 dias do ano acho que ainda tenho o código fonte numa disquete mas já não tenho leitor de disquetes.

Livro de Pascal
Alem do Pascal experimentei o Delphi com o IDE Borland Delphi para Windows.  


O Delphi ainda hoje é muito utilizado e mantido devido ao software legado existente nas empresas. Na empresa onde trabalho faço a gestão/administração de um ERP que foi desenvolvido em Delphi em que armazena os dados no Firebird SQL. Em que alguns softwares de anti-vírus e outros informam que foi compilado e desenvolvido em Microsoft Visual C++ e a identidade do assembly informa CodeGear RAD Studio.

Continua a ser uma linguagem de desenvolvimento fechada. Não é “aberta” ou muito utilizado entre parceiras ou projetos open-souce como Java ou C# . Estas duas são bastante utilizadas em serviços da nuvem do Azure, AWS e outras. Não existe uma oferta para serviços em nuvem para o Delphi e bases de dados Firebird/Interbase continua-se a utilizar máquinas virtuais na nuvem. E para mim isso deve-se a Embarcadero.

Depois do Pascal passei por C, C# e Java. Hoje em dia desenvolvo algumas aplicações para uso pessoal em Java e C#. O ultimo projeto pessoal que fiz foi a conversão de uma aplicação Java para C#. Como Visual Studio é gratuito para uso pessoal voltei a utilizar a linguagem de programação C#.

4 de fevereiro de 2017

Microsoft Azure Machine Learning e HDInsight exames beta

Você é um cientistas de dados, analistas, engenheiros de dados, arquitetos de dados, ou programador de dados que usa serviços em nuvem do Azure para criar e implantar soluções inteligentes ou grandes soluções de análise de dados.

Agora tem a oportunidade de fazer dois exames da Microsoft totalmente GRATUITOS.


Exame 70-774     : Perform Cloud Data Science with Azure Machine Learning (beta)
Registo                : https://www.microsoft.com/en-us/learning/exam-70-774.aspx Código desconto : SCPAZ774EP

Exame 70-775     : Perform Data Engineering on Microsoft Azure HDInsight (beta)
Registration        : https://www.microsoft.com/en-us/learning/exam-70-775.aspx
Código desconto : BPERB775VM

Você deve se registrar e fazer o exame antes 31 de Março de 2017.

Há uma quantidade limitada de inscrições.

Existem algumas limitações de registo do código beta em alguns países (por exemplo, Turquia, Paquistão, Índia, China, Vietname); Você não será capaz de fazer o exame beta gratuitamente nesses países.

Para se preparar para o exame beta pode consultar a publicação do blog: https://borntolearn.mslearn.net/b/weblog/posts/just-how-does-one-prepare-for-beta-exams-without-preparation-materials.

Also, keep in mind that this exam is in beta, which means that you will not be scored immediately. You will receive your final score and passing status once the exam is live. Além disso, tenha em mente que este exame está em beta, o que significa o resultado do exame não é divulgado imediatamente. Você receberá sua pontuação quando o exame passar para sua versão final.